sexta-feira, 21 de março de 2014

Bolsão - A Toca de Bilbo e Frodo Bolseiro



Bolsão é, na obra de J. R. R. Tolkien, uma toca, o lar de Bilbo Bolseiro e depois de Frodo Bolseiro, dois Hobbits.

Bilbo Bolseiro herdou a toca de seus pais, Bungo Bolseiro e Belladonna Tûk, que a construíram no ano 2889 da Terceira Era.

A entrada é notável por ter uma porta verde redonda, com uma maçaneta de latão também redonda no centro. Possuía vários cômodos com janelas redondas, e um jardim. Embora se saiba que os hobbits são de pequena estatura, visitantes maiores eram frequentemente vistos, indicando que o forro do teto era provavelmente maior que o esperado.

Os jardins em volta e a casa eram mantidos pela família Gamgee, particularmente Hamfast Gamgee, "O Feitor", e mais tarde seu filho, Samwise Gamgee. A bela toca era motivo de contenda entre Bilbo e seus parentes, os Sacola-Bolseiros, que desejavam muito possuí-la.

Em Bolsão, Bilbo tinha uma vida tranquila até que o mago Gandalf apareceu com 13 anões no início do livro O Hobbit.

Quando retornou, ele descobriu que tudo que havia em sua toca estava sendo leiloado, por causa de sua longa ausência e suspeita de sua morte. Os Sacola-Bolseiros foram frustrados com seu retorno e com a perda de bolsão.

Da uma olhada na réplica que está no site:
http://garotasnerds.com/artedesign/bolsao-replica-da-toca-de-hobbit-de-bilbo-e-frodo/



Maggie leu O Hobbit pela primeira vez quando tinha 10 anos. Um ano depois começou a ler a trilogia O Senhor dos Anéis e, desde então, ela já leu os livros de Tolkien novamente mais de 20 vezes! A ideia de fazer uma réplica do Bolsão começou com um projeto de conclusão de uma matéria de faculdade, chamada “A Importância de Brincar”, para a qual Maddie tinha de fazer um brinquedo com suas próprias mãos. Ela decidiu fazer apenas a frente da toca, mas, depois de um tempo, começou a pensar “bem, e se eu fizesse o teto removível e acrescentasse cômodos dentro?”. Então, ela começou a fazer planos, acrescentou mais cômodos e pensou novamente “eu poderia muito bem fazer uma réplica da casa do filme e torná-la grande o suficiente para caberem móveis do tipo de casa de bonecas!” E o resultado foi essa réplica incrível do Bolsão, a toca de hobbit de Bilbo e Frodo!


Com exceção de alguns móveis e acessórios de decoração que Maggie já comprou prontos, a grande maioria das coisas foi feita à mão por ela mesma e a precisão dos detalhes é impressionante. Ela não sabe exatamente quanto tempo levou para fazer a toca completa, porque não teve muito tempo para trabalhar nela todos os dias, já que tem de cuidar de gêmeos bebês, mas o projeto foi iniciado em março de 2009.
Atualmente, a réplica do Bolsão foi adquirida por uma fundação australiana de apoio à alfabetização de crianças e está em turnê pelas bibliotecas da Austrália.

Abaixo, confira um monte de fotos com os mínimos detalhes do trabalho de Maggie:










































Personagens - Frodo Bolseiro

Frodo Bolseiro (Baggins)
 
Personagem da Terra Média
Raça Hobbit
Divisão Hobbits do Condado (Quarta Leste)
Família Bolseiro (Baggins no original)
Tiítulos O Guardião do Anel
Arma Ferroada
Data de Nascimento 2968 da 3ª Era do Sol
Data de Falecimento Não se tem notícia do seu falecimento, partiu para Valinor em 3021 da 3ª Era do Sol
Primeira aparição
em Livro
O Hobbit
Primeira aparição
em Filme
O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
Intérprete Elijah Wood
Personagems Criados por J.R.R. Tolkien



Frodo Bolseiro (no original: Frodo Baggins) é o personagem fictício protagonista da obra O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien. É também mencionado em O Silmarillion - no anexo "Dos Anéis do Poder e Da Terceira Era".

Foi um hobbit do Condado que herdou de seu tio Bilbo Bolseiro o Um Anel de Sauron e comprometeu-se à missão de destruí-lo na Montanha da Perdição.

Nesta missão, ele passa por muitas provações, sofre ferimentos que nunca vão se curar e vaga com Gandalf, Boromir, Aragorn, Legolas, Gimli, Merry, Pippin e Sam Gamgi até Caradhras e adentram em Moria, onde encontram um Balrog, que ao lutar com Gandalf cai nas profundezas da Montanha.

Seguiram até Lothlórien onde Frodo encontra Galadriel e olha em sua fonte onde vê um enigma que só vem a desvendar mais tarde. Frodo e Samwise se separam do resto a comitiva em Amon Hen indo em direção a Mordor onde deveriam jogar o Um Anel na Montanha da Perdição. São guiados por Gollum e ao entrar em Cirith Ungol são atacados por Laracna (Shelob). Depois Frodo é capturado por orcs, mas Sam o salva e juntos destroem o Um Anel.

No fim da aventura, Frodo - sendo um dos Portadores dos Anéis e graças a um pedido de Arwen Undómiel - pegou o navio élfico que levava Galadriel, Elrond, Galdalf, Bilbo Baggins e outros e partiu para o Antigo Oeste, onde pode ter encontrado alguma paz que acabasse com os efeitos maléficos causados pela posse do Um Anel.

Como está dito em O Silmarillion, as Terras Imortais não fazem daqueles que nelas vivem imortais, mas sim os Valar que ali moram as tornam eternas e sempre belas. Por isso, tanto Frodo quanto Bilbo podem ter morrido depois de um tempo, mas vivendo melhor do que teriam vivido na Terra média.

sábado, 1 de março de 2014

Livro - O Silmarillion

O Silmarillion


Características:
The Silmarillion
O Silmarillion
Silmarrillion, Just under the Cover.jpg
Autor (es) J.R.R. Tolkien
País Reino Unido
Assunto As origens da Terra-Média
Género Fantasia
Lançamento 1977
Páginas 468
Edição portuguesa
Edição brasileira
Tradução Waldéa Barcellos
Editora Martins Fontes
ISBN 85-336-1165-X
Cronologia



O Silmarillion (título original em inglês: The Silmarillion) é uma coletânea de obras literárias de mito-poesias do escritor J. R. R. Tolkien, editado e publicado postumamente por seu filho Christopher Tolkien, em 1977, com a ajuda de Guy Gavriel Kay, que mais tarde tornou-se um notável escritor de fantasia.

O Silmarillion juntamente com outras obras de J. R. R. Tolkien, formam uma extensa, embora incompleta, narrativa que descreve o universo da Eä em que se encontram as terras de Valinor, Beleriand, Númenor e da Terra Média em que O Hobbit e O Senhor dos Anéis têm lugar
Depois do sucesso de O Hobbit, e antes da publicação de O Senhor dos Anéis, a editora de Tolkien solicitou uma continuação de O Hobbit, e Tolkien os enviou um rascunho de O Silmarillion. Mas, através de um mal-entendido, o editor rejeitou o projeto sem lê-lo na íntegra, com o resultado Tolkien começou a trabalhar em "Uma Festa Muito Esperada", o primeiro capítulo do que ele descreveu na época como "uma nova história sobre Hobbits", o que tornou-se O Senhor dos Anéis.

O Silmarillion compreende cinco partes. A primeira parte, Ainulindalë, fala da criação de Eä, o "mundo que é". Valaquenta, a segunda parte, dá uma descrição dos Valar e Maiar, os poderes sobrenaturais de Eä. A próxima seção, Quenta Silmarillion, que forma a maior parte da coleção, narra a história dos eventos antes e durante a Primeira Era, incluindo as guerras pelas Silmarils que deu título ao livro. A quarta parte, Akallabêth, relata a história da Queda de Númenor e seu povo, que tem lugar na Segunda Era. A parte final, Dos Anéis de Poder e da Terceira Era, é um breve relato das circunstâncias que levaram e foram apresentadas em O Senhor dos Anéis.

As cinco partes eram, inicialmente, trabalhos separados, mas era desejo expresso de Tolkien mais velho que eles fossem publicados conjuntamente. Devido sua morte antes de terminar a revisão das várias lendas, Christopher reuniu materiais a partir dos escritos mais antigos de seu pai para preencher o livro. Em alguns casos, isso significava que ele tinha de elaborar material completamente novo, a fim de resolver as lacunas e inconsistências na narrativa.

Estrutura do Livro

"O Silmarillion" compreende cinco partes:
  • Ainulindalë (A Música dos Ainur)
Fala da criação de Eä, o Mundo.
  • Valaquenta (O Relato dos Valar)
Descreve os Valar e os Maiar, os poderosos que moldaram o mundo.
  • Quenta Silmarillion (A História das Silmarils)
Relata a história do que aconteceu antes e durante a Primeira Era, formando a maior e principal parte do livro. Divide-se em 24 capítulos:
  • 01 - Do Início dos Tempos
  • 02 - De Aulë e Yavanna
  • 03 - Da Chegada dos Elfos e do Cativeiro de Melkor
  • 04 - De Thingol e Melian
  • 05 - De Eldamar e dos Príncipes dos Eldalië
  • 06 - De Fëanor e da Libertação de Melkor
  • 07 - Das Silmarils e da Inquietação dos Noldor
  • 08 - Do Ocaso de Valinor
  • 09 - Da Fuga dos Noldor
  • 10 - Dos Sindar
  • 11 - Do Sol, da Lua e da Ocultação de Valinor
  • 12 - Dos Homens
  • 13 - Da Volta dos Noldor
  • 14 - De Beleriand e Seus Reinos
  • 15 - Dos Noldor em Beleriand
  • 16 - De Maeglin
  • 17 - Da Chegada dos Homens ao Oeste
  • 18 - Da Ruína de Beleriand e da Queda de Fingolfin
  • 19 - De Beren e Lúthien
  • 20 - Da Quinta Batalha: Nirnaeth Arnoediad
  • 21 - De Túrin Turambar
  • 22 - Da Destruição de Doriath
  • 23 - De Tuor e da Queda de Gondolin
  • 24 - Da Viagem de Eärendil e da Guerra da Ira
  • Akallabêth (A Queda)
Fala da ilha de Númenor e sua Queda na Segunda Era, quando os Valar pediram a ajuda de Ilúvatar que modificou a forma de Arda.
  • Dos Anéis do Poder e da Terceira Era
Um breve relato dos principais acontecimentos desde a criação dos Anéis do Poder ao fim da Terceira Era.

Opinião:
 
Ainda estou lendo, mas como toda obra de Tolkien, é sensacional. Tomara que um dia também tenhamos um filme baseado no livro.