terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Personagens - Aragorn

 

Aragorn Filho de Arathorn 

Ficha:

Raça Homens
Divisão Dúnedain
Família Casa de Isildur, Telcontar
Tiítulos Guardião, O Herdeiro de Isildur, Rei dos Dúnedain, Elessar a Pedra Élfica
Outros Nomes Passolargo, Elessar, Thorongil, Estel
Arma Narsil (Andúril)
Data de Nascimento 2931 da 3ª Era do Sol
Data de Falecimento Deixou por vontade própria os círculos do mundo no ano 120 da 4ª Era do Sol
 
Aragorn nasceu no dia 1º de Março de 2931 da Terceira Era, filho Arathorn II e Gilraen. Com apenas 2 anos, Aragorn perdeu o pai (que era capitão dos Dúnedain), quando este partiu com os filhos de Elrond para lutar contra os Orcs.

Depois, a sua mãe levou-o em segredo para Rivendell (casa de Elrond), e lá Aragorn foi tratado como se fosse um filho, e o seu nome e linhagem foram mantidos em segredo para sua proteção. Enquanto último herdeiro da Casa de Isildur, Aragorn representava esperança e era por isso chamado Estel.

Foi em Rivendell que aprendeu muito sobre a cultura da Terra-Média e a língua élfica, bem como as suas habilidades enquanto caçador e combatente. Quando completou 20 anos, em 2951, Elrond lhe contou sobre a sua verdadeira origem.

 
 
Ele se apaixona pela elfa Arwen Undómiel, filha de Elrond, e eles queriam se casar, mas foi negada a mão de Arwen, pois Elrond alegava que ela era do povo élfico e um dia iria para o Oeste. O seu próximo encontro com Arwen seria em Lórien, e lá eles juraram amor eterno um ao outro, e ela escolheu ser mortal para ficar com Aragorn.

Aragorn não queria ser reconhecido como Herdeiro de Isildur, e assim se auto nomeou Thorongil, águia das estrelas, pois usava uma grande estrela na capa. Nessa época cavalgou com os Rohirrim e depois lutou por Gondor durante vários anos.

Durante os anos de 3001 a 3018 montou guarda com os dúnedain em volta da Vila dos Hobbits, a pedido de Gandalf. Em 3018 encontra-se com os hobbits Frodo, Sam, Merry e Pippin em Bree na pousada do Pônei Saltitante, a partir daí a sua participação na Guerra do Anel é efetiva.

Aragorn passou por grandes provações durante toda sua vida, mas nos meses anteriores a queda de Sauron seus trabalhos foram realmente árduos. Aragorn participou do Conselho de Elrond, onde foi formada a Sociedade do Anel na qual ele ingressou como representante dos Homens na qual disse a Frodo que se com sua vida ou sua morte ele pudesse ajudar ele o faria.

Aragorn tem participação decisiva na Sociedade, suas habilidades em batalha são excepcionais, tanto no aspecto físico como psicológico e tático.

Depois de Gandalf cair com Baurog da ponte das Minas de Moria, ele toma liderança e conduz seus amigos pelo caminho perigoso, toma a decisão de deixar Frodo e Sam partirem, sofre com a perda de Boromir após lutar bravamente contra o líder do grupo de Orcs que matou Boromir acertou várias fechas em Boromir.

Depois do domínio de Isengard, Ficou com a posse do Palantír de Orthanc, como uma tentativa de desviar o olhar de Sauron de Frodo e Sam e estes obtiverem êxito na missão de destruir o Um Anel.


Por fim se declara o Herdeiro de Isildur e convoca o Exército dos Mortos para ajudar na luta contra os Corsários de Umbar (a serviço de Sauron) que atacavam o Feldo de Belfalas no litoral de Gondor. Venceu essa batalha e levou para Minas Tirith um exército de homens nos barcos dos Corsários, participando decisivamente da Batalha dos Campos do Pelennor e sendo um dos principais responsáveis pela vitória em praticamente todas as batalhas que participou.


O Retorno do Rei. No dia 1 de Maio de 3019 da Terceira Era, Aragorn é coroado Rei dos Reinos de Arnor e Gondor por Gandalf na cerimonia em Minas Tirith. Elrond finalmente permite o amor entre Aragon e Arwen. No dia 8 de junho do mesmo ano, casa-se com Arwen Undómiel.

Aragorn e Arwen tem 5 filhos, 1 homem e 4 mulheres e são Eldarion, Métroa, Enneya, Celebrían e Aratias. Depois de muitos anos lutando contra os povos remanescentes à Sauron, ele passa o cetro para o seu filho Eldarion e morre.

Aragorn foi interpretado por Viggo Mortensen no cinema na trilogia O Senhor dos Anéis.
O ator mostrou ser muito profissional e fiel a obra de J.R.R. Tolkien recusando o papél de Aragorn novamente já que o personagem não aparece no livro O Hobbit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário