quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Personagens - Legolas

Ficha:
Raça Élfica
Divisão Sindar
Família Elfos Silvestres, Casa de Thranduil
Arma Arco longo dos Galadhrim, Facas Elficas
Data de Nascimento Desconhecida
Data de Falecimento Não se tem noticia do seu falecimento, partiu para Valinor junto com Gimli no ano 120 da 4ª Era do Sol, após a morte de Aragorn



Legolas é filho de Thranduil, acredita-se que seja um elfo jovem, mas a única certeza é que ele tem mais de 500 anos, pois é dito no livro que 500 anos seriam pouco na vida de um elfo como ele (elfos atingem a maioridade entre os 500 e 1.000 anos de idade, aproximadamente), além dele próprio dizer, quando está em Rohan, "Não o vejo... Há uns 500 verões...".

Além disso, em nenhum dos importantes momentos das Eras anteriores ele é mencionado. Ele também afirma que a primeira vez que foi a Lorien foi junto da Sociedade do Anel, o que permite a suposição de que ele não estava junto de seu avô, Oropher, quando este deixou Lórien e fundou seu reino na Floresta das Trevas, no meio da Segunda Era, o que o colocaria como um dos elfos mais jovens da Terra-média. A trilogia O Hobbit foi adaptada do livre para que ele apareça.

Apesar disso, em O Senhor dos Anéis, Legolas muitas vezes refere-se a seus companheiros de viagem como "crianças", e quando chega a Fangorn, diz que se sentia jovem de novo pela primeira vez desde que havia partido com a comitiva.

Apesar de seu pai ter aparecido ativamente no livro O Hobbit Legolas teve sua primeira aparição no livro A Sociedade do Anel durante o Conselho de Elrond. Ele foi o representante do povo élfico na Sociedade do Anel que levou o anel ao sul. Quando a Sociedade do Anel partiu de Lothlórien, o presente que Legolas recebeu foi um arco longo dos Galadhrim, junto com outros presentes que Galadriel e Celeborn deram a ele e aos outros da Sociedade, como mantos élficos e lembas.

Legolas acompanhou a Sociedade até o combate em Amon Hen, de onde seguiu com Aragorn e Gimli em sua jornada por Rohan perseguindo os Uruk-hai que haviam capturado alguns de seus amigos.

Na trilogia dirigida por Peter Jackson, Legolas foi interpretado pelo ator Orlando Bloom. O Legolas dos filmes apresenta uma personalidade ligeiramente diferente do Legolas dos livros. Nos filmes, Legolas é um guerreiro nato, sempre alerta e pronto para a ação. É capaz de enfrentar vários inimigos ao mesmo tempo e realiza cenas "impressionante" de ação, seja saltando em cima de um cavalo em movimento ou surfando escada abaixo em cima de um escudo. Cenas que chamaram bastante a atenção nos filmes, e que seriam plenamente possíveis, pois elfos tem um equilíbrio muito superior ao dos humanos. O livro inclusive menciona uma passagem em que, para a Sociedade do Anel chegar às terras de Lothlórien, precisavam cruzar um rio. O problema é que os elfos cruzavam esse rio amarrando uma corda nas árvores em cada extremidade e correndo por cima dela.
Outras características élficas descritas nos livros dizem respeito a visão e audição muito mais aguçadas (vendo perfeitamente coisas há várias milhas de distância), uma pontaria infalível, a capacidade de andar sem fazer barulho ou deixar pegadas, leveza ao movimentar-se (a ponto de andar sobre grandes camadas de neve normalmente sem afundar; e subir num cavalo com um único salto), uma grande afinidade com a natureza (Legolas acreditava que poderia entender os pensamentos das árvores em Fangorn) e um equilíbrio invejável. Outras peculiaridades incluem o sono: os elfos de Tolkien dormem em pé e com os olhos abertos, e por isso os humanos podem achar que eles não dormem.

Junto com os cavaleiros de Rohan e ao lado de Gimli e Aragorn, Legolas lutou na Batalha do Abismo de Helm, a grande fortaleza de Rohan. Os três caminharam através da Senda dos Mortos para tomar os navios dos Corsários em Pelagir e então embarcarem para a Batalha dos Campos de Pelennor.

Após a 2ª Guerra do Anel, Legolas viajou pela Terra-Média com Gimli para que ambos pudessem cumprir suas promessas: viajaram às Cavernas Brilhantes e à Floresta de Fangorn.



Nenhum comentário:

Postar um comentário